BUSCAPÉ/BONDFARO

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

BUSCAPÉ/ BONDFARO

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

XML SHOPPING UOL

domingo, 3 de abril de 2011

JUSTIÇA REALIZA CAMPANHA ANTI-BULLYING NAS ESCOLAS

O primeiro ciclo do “Projeto Justiça na Escola”, em Brasiléia, aconteceu no Instituto Odilon Pratagi. O evento deu o que falar por toda semana, e contou com a participação de 171 estudantes, além dos professores.
escola_buling
O projeto que é resultado da parceria do Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça e a Escola Superior de Magistratura, foi diretamente coordenado por Daniel Gustavo Bonfim, Juíz de Direito da Comarca local e contou com a participação das técnicas do Setor Psicossocial. Foram abordados temas atuais como o ‘Bullying’, prevenção às drogas, cidadania, meio ambiente, ECA e teve boa aceitação por toda comunidade acadêmica. Essa pauta, não representava novidades aos alunos, no entanto para a maioria deles, as práticas eram banalizadas e os danos ignorados.
A temática possibilitou desencadear longa discussão, gerando atividades diversificadas. Os alunos incessantemente queixavam e sabatinavam toda a equipe, principalmente, sobre ‘Bullying’, das agressões que sofrem e, que praticam diariamente.
Essa iniciativa esclareceu o equivoco que representa o entendimento dos estudantes sobre o ‘bullying’ como a diversão preferida. Também foi esclarecido que, de acordo com a intenção, repetição e, motivação, se denunciado, os agressores irão sofrer as devidas penalidades.
fotos_palestra_nas_escola1dias22_de_outubro_011
fotos_palestra_nas_escola1dias22_de_outubro_018
Quem é o Bully
Certamente nas escolas tem sempre um aluno que toma dinheiro dos menores, bate, aperreia os retraídos, insulta, sempre aparece desrespeitando e denegrindo o colega “diferente”. Fazendo um tipo agressivo, opressor, adora humilhar e constranger os que lhe parecem mais fracos. Esse “Valentão, Bam, bam, bam...” é o ‘bully’ (termo inglês).
Tais “brincadeiras” que normalmente tem como cenário a escola, parecem engraçada, ‘light’, descontrai, movimenta a turminha que se diverte com a situação, naquele momento. No entanto, a Equipe de profissionais do Fórum esclarece que, podem ser agressões intencionais, tem o nome de ‘bullying’ e representa um crime, visto que é pautado por relação de poder em que o oprimido sofre dores físicas, psicológicas, impossibilitado de se defender.
O pequeno W, com 12 anos, já sofre tais perseguições, isso porque não sabe respirar corretamente e na hora de pronunciar as palavras, tem dificuldades. Atualmente em tratamento, procura evitar os colegas sarcásticos, no entanto lamenta que nem sempre isso é possível. Afirma ser fundador de um grupo Anti-bullyng, a fim de oferecer apóio a quem precisar.
DSC07813
O que diz o Juiz
Daniel Bomfin Juiz de Direito
O Juiz de Direito Danniel Bomfin, que coordena a execução do Projeto Justiça na Escola no município de Brasiléia, diz que essa proposta representa o despertar para uma sociedade justa e saudável. As  diferenças de cor, raça, credo, etnias, opção sexual e condição socioeconômica não podem ser pretexto para o ‘Bullying’. Refere, “espero que essa consciência plantada, através do trabalho em execução, possa refletir na redução do comportamento agressivo entre os alunos”.
Para Danniel, “testemunhamos cotidianamente o desrespeito à vida. A fome, a miséria, são violências instaladas no mundo. O individualismo destrói a humanidade. Os sentimentos estão banalizados e as relações esquizo. Fato que exige posicionamento capaz de resgatar a sensibilidade humana. O ‘bullying’, as drogas e todo tipo de agressão, fazem parte desse cenário e devem ser eliminados,” conclui.
Especialistas Alertam
As técnicas, identificaram o ‘Bulying’ verbal, físico e psicológico entre meninos e meninas, nos locais onde palestraram, de acordo com as técnicas, indiferentemente da forma tais agressões são maléficas para, quem sofre, pratica ou passivamente presencia “essa brincadeira engraçada”, tais pessoas apresentam baixa-auto-estima, tendências depressivas ou comportamento de risco, em função dessas possibilidades é indicativo acompanhamento psicossocial. Para os especialistas, o opressor e o oprimido estão no limite das dificuldades. O Bullying para a vítima, ou o ‘Bully’ para o agressor é prejudicial, é uma violência que traz nas entrelinhas, um pedido de socorro.
Avaliação da Diretora da Escola I.O.P.
A educadora Adma Jafuri Maia refere que ao identificar casos de Bullying entre alunos, na escola que dirige, recorre a meios que mostre ser, desnecessário força como prova de capacidade. Adma Maia, diz que os conflitos sempre aparecem e sua luta é constante para conscientizar os alunos sobre o equivoco que representa denegrir, humilhar, oprimir ou tentar destruir alguém para satisfação pessoal. “Observo preconceitos em todas as esferas e o ‘bullying’ perpetuando com nuances atualizadas e danosas, precisamos unir forças nesse combate, por isso a iniciativa do judiciário é bem vinda,” enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário